sábado, 18 de dezembro de 2010

História do Natal: origem, Papai Noel e suas roupas, chaminé...

...

Adoro com tudo fica bonito em dezembro. Aqui no sul tudo fica bem enfeitado para o Natal: lojas, casas, ruas, praças e até mesmo as janelas dos apartamentos são decoradas.
Mas, apesar de achar tudo muito lindo, eu me sinto um pouco triste nessa época. Acho que é pelo final do ano que vem vindo, sei lá. Escapo ao máximo da loucura de dezembro e procuro pensar mais no verdadeiro espírito da época, que é compartilhar, doar.
Navegando (xeretando) internet afora, pesquisei alguns dados sobre a história de Natal e repasso aqui nesse post algumas coisas legais que encontrei sobre o Natal.



Origem: Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno.
Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas têm origens pré-cristãs ou seculares.
Segundo estudiosos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno. Portanto, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício de inverno. Esse dia era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude. Em vez de proibir as festividades pagãs, a igreja forneceu-lhes uma linguagem cristã (*** é a velha lei da adaptação: se você não pode com eles, junte-se a eles rsrsrsrsrs).




- Papai Noel: A figura do bom velhinho foi inspirada num bispo
chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 275 d.C (mais tarde, canonizado São Nicolau). Sendo um homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Sempre oferecia presentes aos pobres e salvava marinheiros vítimas de tempestades. Por essas e por outras, São Nicolau virou o padroeiro das crianças e dos marinheiros. A “fama” que ele ganhou por dar presentes às crianças chegou aos Países Baixos pelos marinheiros do país que o conheceram e espalhou-se pelo mundo.





Entrando pela Chaminé: Há várias curiosidades sobre a entrada de Papai Noel ser feita pela chaminé.
Alguns estudiosos defendem que se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.
Já na Finlândia, os antigos lapões viviam em pequenas tendas que pareciam iglus e que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era feita em um buraco no telhado (*** uau, que prático, hein? kkkkk).



- Roupas do Papai Noel: Antigamente, ele usava cores que tendiam mais para o marrom e costumava usar uma coroa de azevinhos na cabeça.
Em 1931, em uma campanha publicitária, a Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado pelo cartunista alemão Thomas Nast em 1886 na revista Harper’s Weeklys, com cinto preto e roupa vermelha e branca, já que essas eram a cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso. Apesar da Coca-Cola ter contribuído para difundir e padronizar a imagem actual, não é responsável por tê-la criado.





- Árvore de Natal: Acredita-se que esta tradição
começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Lutero reproduziu com galhos de árvore, em sua casa, a beleza dos pinheiros cobertos de neve que viu enquanto caminhava pela floresta. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares essa bela cena que havia presenciado.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial.



- Presépio:
No ano de 1223, São Francisco, no lugar da tradicional celebração do natal na igreja, festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus. Já no século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições

de Nápoles e da Península Ibérica.
Neste mesmo século, vindo de Nápoles, o hábito de manter o presépio com figuras de barro ou madeira difundiu-se por toda a Europa e de lá chegou ao Brasil.









pesquisa:
http://www.diocesearacatuba.com.br/
http://vintageimagesepostais.blogspot.com/
http://wikipedia.org

3 comentários:

  1. venho deixar votos de FELIZ NATAL, em nome da bicharada do "pequeno jardim".

    e aproveitei para ler os últimos posts e dar uma espreitadela às imagens das maquetes. parabéns!
    (reparei, ainda, que a mina, além de ser tão bonita quanto é, tem uma cauda com uma barrinha branca. um must! morro de inveja, também quero uma assim!!!

    marradinhas, ronrons

    ResponderExcluir
  2. _________Feliz Na____________Feliz Nat
    ______Feliz NatalFel_______Feliz NatalFeliz
    ____Feliz NatalFeliz Na___Feliz NatalFeliz Na
    ___Feliz NatalFeliz NatalFeliz Nata_______Feli
    __Feliz NatalFeliz NatalFeliz Nata_________Feli
    _Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFel_______Feli
    _Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz N______F
    Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz Natal__Fel
    Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFel_F
    Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz
    Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz
    _Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFel
    __Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz NatalF
    ____Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz Nat
    ______Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeli
    _________Feliz NatalFeliz NatalFeliz Nat
    ____________Feliz NatalFeliz NatalFel
    ______________Feliz NatalFeliz Nat
    _________________Feliz NatalFe
    ___________________Feliz Nat
    _____________________Feliz
    ______________________Feli
    _______________________Fe

    Um Feliz natal e um Próspero Ano Novo para vc e td a tua familia,ronrons da
    KIKA

    ResponderExcluir
  3. Idun, obrigada pelo elogio às maquetes. Mina ficou toda boba com o elogio à sua cauda com barrinha e diz pra você não ficar com ciúmes porque você é também muito linda. Agradeço os votos de Feliz Natal e lhe desejo, também, felicidades. Bjss
    Graça, agradeço o recadinho carinhoso e desejo à vc e sua Kika Feliz Natal e Feliz Ano Novo. Bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...